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Planejamento de comunicação na prática: como organizar as ações



Ao iniciar o plano de comunicação e marketing para a sua empresa é necessário ter o mapeamento dos objetivos da organização mapeados e definidos pela gestão.


Para apoiar nesse processo, a equipe de marketing pode trazer os resultados realizados no último ano, caso a sua empresa seja mais jovem ou passou por muitas mudanças nos últimos tempos como reposicionamento de marca, aquisição ou grandes rodadas de investimentos ; ou se a sua empresa acaba tendo mais consistência de um ano para o outro, você pode levantar os indicadores dos últimos 5 anos para embasar o processo de tomada de decisão.


Qual o ponto de partida?

Comece com as suas informações, levante o volume de solicitações de orçamento ou prospecções x contratos fechados, histórico de cancelamentos de contratos, volume de leads gerados caso esse processo já esteja implementado, volume e taxas de qualificação e desqualificação dos leads.


Com as médias históricas em mãos é possível ter um parâmetro para comparações das ações a partir de agora, também acessar benchmarkings para entender como estão as taxas médias da empresa x as taxas médias de mercado.


A importância do comparativo com o mercado

Para te ajudar a desenvolver o planejamento da sua marca, faça o levantamento das ações que seus concorrentes diretos produziram ou meios em que eles estão presentes, dessa forma você conhece como as pessoas estão chegando até eles.


Identifique as ações que a sua marca já realiza

Neste processo você reúne e visualiza todas as ações já promovidas pela sua marca marca e que trazem resultados efetivos, podendo ampliar as ações relevantes ou incrementar os projetos de acordo com a necessidade.


Avalie as necessidades de seus prospects

Ao avaliar os problemas que seus prospects enfrentam, é possível promover ações que vão auxiliá-los ao longo do ano e prever como a marca pode impactá-los positivamente nos momentos que mais precisam.


Identifique os temas que a empresa irá abordar

Para haver unidade na comunicação, é importante que a empresa aborde temas específicos em diversos formatos, para reforçar a mensagem. Quando são selecionadas temáticas específicas, o processo de patrocínios, ações de mídia, eventos e até a produção de conteúdo são facilitados, pois já percorrem uma pauta central.


Com essas informações em mãos, a equipe pode reunir o conhecimento das ações que já deram certo para a sua marca, as iniciativas dos concorrentes e as temáticas que devem ser abordadas, para um brainstorming orientado à resultados, facilitando o processo de desenvolvimento de novas iniciativas e defesa das ações que devem ser mantidas ou ampliadas, de forma objetiva e orientada pelos dados.



Que indicadores avaliar?


Aqui vamos listar os Kpis que são utilizados para avaliação das ações digitais, principalmente os pontos relacionados à mídia.


CPC (Custo por clique)

O custo por clique O custo por clique é a indicação de quanto você pagou por cada clique no seu anúncio. Quando sua campanha está configurada para investimento seguindo o CPC, será cobrada apenas se o usuário clicar no anúncio.


CPM (Custo por mil)

O CPM é o valor pago para alcançar 1000 impressões. Quando sua campanha está configurada para investimento seguindo o CPM, será cobrada a cada mil vezes que o anúncio é exibido.


CPA (Custo por ação)

O custo por ação permite que a empresa pague apenas pelas ações que as pessoas realizaram em decorrência de seu anúncio. Essas ações são configuradas previamente no gerenciador de eventos, muitas plataformas chamam essa métrica de custo por aquisição.


CTR (Click through rate | Taxa de cliques)

Esse indicador mostra a taxa de cliques, que consiste na relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio.


CPL (Custo por lead)

O custo por lead nem sempre aparece nos relatórios das plataformas de anúncios, essa informação depende se os acompanhamentos de conversões estão instalados. Esse KPI se refere ao valor investido para que um usuário se cadastre no seu site ou preencha um formulário. Cada usuário nesta etapa acaba sendo denominado de Lead.


CAC (Custo por aquisição)

Normalmente não utilizado como KPI nas plataformas de anúncios, mas muito citado entre as áreas de Marketing, o custo por aquisição mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada novo cliente. Esse dado fica atrelado à informações gerenciais da empresa.


ROI (Return on investment | Retorno sobre investimento)

Como o nome sugere, o ROI permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais. O número sinaliza quantas vezes o valor investido retornou para a empresa em forma de lucro.


Time to Market

Corresponde ao tempo de lançamento de um produto ou serviço, desde a idealização do conceito até a disponibilidade para venda.


Market Share

Aponta a fatia de mercado conquistada por um produto ou serviço durante um período


Quer conferir como realizar o cálculo de cada item? Publicamos anteriormente aqui no blog os indicadores e Kpis de marketing digital e quais são suas fórmulas para calculá-los.



Planejamento bem feito é aquele de sai da planilha


Mapear o que pode travar seu processo pode ser tão essencial quanto planejar efetivamente suas ações. Antecipar pontos que podem promover o bloqueio das aprovações, excesso de volume de atividades não planejadas, demandas desalinhadas com os objetivos da empresa e não ter orçamento estabelecido para as ações podem limitar ou levar ao cancelamento de pontos importantes do planejamento para que os resultados desejados sejam obtidos.


O planejamento deve conter também formas de contornar possíveis problemas. A aprovação prévia da temática a ser trabalhada no ano, desenvolvimento de processos para que as solicitações cheguem com as devidas identificações e prioridades, além do alinhamento com os objetivos da empresa e ter um orçamento aprovado com antecedência podem ser algumas formas de contornar as principais questões que impedem as ações de serem executadas.


Para te ajudar a desenvolver e aplicar as ações na prática, desenvolvemos uma planilha gratuita que vai permitir acompanhar as ações de forma fácil e intuitiva. Clique aqui para acessar.


Nos conte se você já enfrentou alguma das dificuldades que sinalizamos, para por suas ações em prática ou se a sua marca está começando a planejar as ações de comunicação e marketing. Vamos trocar experiências e dicas para que esse processo se torne cada vez mais fluído.






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