Quando estamos planejando nossas campanhas, focados em nossa marca, nos voltamos tanto para a aquele universo que não percebemos como é importante entender o que os concorrentes estão fazendo.
O Benchmarking é esse processo de avaliação da sua marca em relação à concorrência. Você pode se comparar com os líderes do setor, com as empresas que acabam tendo públicos muito semelhantes ao seu, marcas da sua região, enfim o que fizer mais sentido. Algumas ferramentas podem ajudar na hora de entender o que seus concorrentes estão fazendo em relação a tráfego.
Como conferir seus concorrentes no Social ADS
O gerenciador de anúncios do Facebook oferece uma busca por anunciante da plataforma, dessa forma você pode entender a estratégia dos seus concorrentes por lá.
Basta ir em facebook.com/ads/library, selecionar a opção “pesquisar tudo”. Na sua busca é possível selecionara plataforma do anúncio, como Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger, além de filtros como país e alcance potencial do público.
Visualize os anúncios Display de qualquer marca
Usando a plataforma Ads Transparency do Google, você pode visualizar os anúncios Display de qualquer marca cadastrada na plataforma e dessa maneira ter uma ideia do que seus concorrentes estão fazendo ou apenas entender como grandes empresas trabalham nestes canais. Ainda é possível filtrar por formato do anúncio, locais e datas específicas.
Avalie as palavras-chave usadas pelos seus concorrentes
Com o Similar web e o Ubersuggest é possível avaliar os termos em que os sites estão indexando para busca orgânica. O resultado dos termos contém informações como custo por clique, quantidade de buscas por cada termo e mais índices usados nas estratégias de indexação orgânica.
A vantagem de usar essas ferramentas para organizar seus anúncios é entender o contexto que a sua empresa estará inserida e como ela vai competir pela atenção dentro desse universo.
Gostou das ferramentas apresentadas aqui? Nos indique outras que você utiliza no dia a dia ou nos conte se alguma mudou a sua estratégia a partir de agora.
Comentarios