A Blend Edu é uma startup que desenvolve soluções de treinamento, consultoria e tecnologia para impulsionar a diversidade nas empresas brasileiras.
Além das soluções personalizadas para as necessidades de cada organização, eles contam com a plataforma Diversidade SA, que é uma comunidade empresarial digital, criada para reunir as organizações comprometidas a aprender como colocar a diversidade em prática de forma democrática e contínua.
Também contam com iniciativas como o prêmio Diversidade na Prática, onde empresas com atuação no Brasil, de iniciativa privada ou pública, independente de porte ou setor, podem se inscrever gratuitamente na premiação indicando suas práticas em prol da diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Além do reconhecimento, a iniciativa promove o conhecimento em relação às variadas iniciativas aplicadas no país.
Desafio
O desafio era ajudar a Blend Edu a escalar seus resultados orgânicos a fim de distribuir de uma melhor forma o conteúdo já produzido pela equipe especializada. Por ser uma startup, a escala é o grande desafio do projeto, principalmente se tratando desta temática, com diversos termos bem concorridos, por conta da divulgação de iniciativas variadas como as oportunidades, recrutamento e atuações que não são necessariamente concorrentes no segmento.
Também contamos com o desafio de passar por uma migração para um novo site, com novo layout e grandes ajustes nos conteúdos de diversas páginas, além do foco no blog da empresa, buscando o mínimo impacto no posicionamento dos termos indexados.
Execução
Iniciamos o projeto com a Blend Edu por meio de mentoria personalizada com a equipe, além do detalhamento e foco no SEO a fim de melhorar a estratégia orgânica da empresa, trabalhamos também com temáticas como o novo Google Analytics, como medir os resultados das ações e business intelligence.
A mentoria durou 3 meses, e fomos implementando ferramentas e rotinas em conjunto da equipe de marketing, a fim de trazer todas as questões abordadas nos encontros para a prática, desde a análise da concorrência e cenário atual das buscas no segmento, até utilização de dashboard personalizados para o acompanhamento das ações.
Chegamos ao desafio de auxiliar a Blend Edu na virada para um novo site, em conjunto da equipe de marketing e a equipe de desenvolvimento, trabalhamos para reduzir o impacto da migração e acompanhar como o posicionamento estava sendo afetado. Nesta etapa é realizada uma reunião em conjunto da equipe de desenvolvimento para sinalização das boas práticas na migração e uma auditoria completa do site identificando possíveis questões para ajustes e correções.
Por fim, seguimos em parceria com a Blend Edu para correções de todos os problemas identificados em auditoria do ponto de vista do SEO On-page, que são todas as estratégias realizadas dentro das páginas do site e apontamentos e sinalização de como corrigir as questões técnicas.
No último trimestre de 2022, trabalhamos em parceria com a empresa para mapear e construir um dashboard que centralizava todas as ações de marketing e vendas, desde os acessos ao site, informações das redes sociais, ações de inbound marketing, entre outras, até a prospecção com base em dados do CRM. A possibilidade de deixar a visão sistêmica da empresa em único lugar auxilia à gestão com tomada de decisões relevantes de forma prática e acessível ao dia a dia.
Resultados
39% mais impressões na rede de pesquisa
Aumento de 55% dos cliques oriundos das buscas orgânicas
Incremento 271% dos termos nas três primeiras posições dos resultados
Os resultados de SEO costumam levar mais tempo para serem efetivos, aqui estamos comparando o primeiro trimestre de 2022, quando ainda não tínhamos iniciado os trabalhos, com o primeiro trimestre de 2023, já concluídas as etapas de auditorias e correções.
Com uma mescla da equipe capacitada e já com grande experiência no desenvolvimento de conteúdos e o portal livre de problemas técnicos e erros que atrapalham a indexação, vamos acompanhar ainda mais o crescimento orgânico da Blend Edu ao longo do ano, a diferença do tráfego neste período foi de 65% de incremento das sessões oriundas dos resultados orgânicos.
Vantagens
Além do resultado direto, que foi o incremento de acessos ao site, a Blend Edu pode visualizar as origens de todas as ações desenvolvidas a partir de agora, o processo de uso de ferramentas de web analytics e acompanhamento via dashboard personalizado também ajuda a entender o comportamento do público, identificando assim, possíveis pautas para novas publicações e ajustes em páginas com base no detalhamento de acesso.
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