O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade privada de serviço social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo.
Além da sua sede no Distrito Federal, a instituição conta com unidades em todos os estados, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores da economia.
Desafio
O SEBRAE/RS tinha o desafio de atualizar seus processos de acompanhamento das ações realizadas, para seguir as melhores práticas do novo Google Analytics 4.
Mesmo com a implementação da ferramenta já realizada, é necessário entender a fundo o funcionamento da ferramenta para que a equipe possa aproveitar ao máximo seus recursos e funcionalidades diante dos desafios do dia a dia.
Execução
Com a mudança do Google Analytics, da versão Universal Analytics para Google Analytics 4, foi necessário atualizar o conhecimento da nova ferramenta para a CRO responsável pelas análises e dados na equipe.
Ao identificar as necessidades do SEBRAE/RS, preparamos uma mentoria personalizada, também levando em consideração as prioridades da equipe, para atualizar e os conhecimentos e demonstrar a fundo como as funcionalidades, dados e os critérios de formação de cada item do novo Google Analytics estão sendo utilizados atualmente.
Com o conhecimento atualizado dentro da equipe, é possível vencer os desafios apresentados no dia a dia, com autonomia e de forma otimizada, já que o conhecimento prévio da equipe, tanto na ferramenta quanto nas necessidades relacionadas ao conhecimento que deve ser gerado, está centralizado.
Resultados
Mapeamento dos tipos de eventos, conversões e como testá-los
Comparação dos relatórios do Universal Analytics para Google Analytics 4 como atualizar os dashboards seguindo novos dados
Novidades da ferramenta e como utilizar as análises detalhadas
Com esse processo, a adaptação dos relatórios do novo Google Analytics é igualmente importante. Por conta da complexidade das análises que a plataforma necessita, foi importante atualizar os dashboards já utilizados no dia a dia pela equipe e substituir os kpis que deixaram de existir na atualização da ferramenta.
Vantagens
O acesso centralizado das informações e do conhecimento aprofundado têm inúmeras vantagens, tanto do ponto de vista de organizar a informações com base na forma de cálculo dos dados de uma única plataforma, como caso do Google Analytics, quanto economia de tempo no dia a dia, eliminando a necessidade de buscar diversos fornecedores externos e expor os desafios a serem superados, mantendo o padrão de uso das informações conforme orientações internas já estabelecidas.
Comments