O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas, que se dedica a temas de interesse dos profissionais da área, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade.
A entidade promove ao longo da sua atuação, entre outras ações, diversos concursos de projetos com objetivo de promover espaços de qualidade, através de um processo democrático de escolha de uma proposta técnica mais qualificada para a solução daquele problema específico.
Os concursos são divulgados e abertos para que toda a sociedade acompanhe seu andamento e possuem foco na captação de inscrição de escritórios de arquitetura de todo o país.
Desafio
O desafio é levar a divulgação do concurso aos fundadores e tomadores de decisão dos escritórios de arquitetura de todo o país, com uma verba enxuta, a fim de demonstrar as vantagens da participação do concurso e levar o público para o site oficial onde consta as bases do concurso, seus objetos, cronograma e edital.
Execução
Cada concurso conta com um site próprio para divulgar suas etapas e receber as inscrições, porém o processo de visualização dos dados e acompanhamento das fontes de tráfego ainda não havia sido implementado.
Antes de iniciar as campanhas, além do briefing para compreender os objetivos e público-alvo, avaliamos pontos como as tags de acompanhamento, pixel e até mesmo se há ferramentas de web analytics implementadas, além de sugestão de ajustes de usabilidade, caso necessário.
O processo de implementação das tags necessárias foi desenvolvido juntamente com a equipe de tecnologia da entidade, em paralelo a equipe da Mulheres de Performance desenvolveu o plano de mídia apresentando opções de cenários viáveis com base nos recursos disponíveis e expectativa de resultados.
Com a aprovação do plano de mídia, o acompanhamento da campanha se deu por meio de um dashboard personalizado, trazendo a transparência necessária para que toda a equipe envolvida, tanto do IAB/RS quanto dos agentes do concurso, possam fazer o acompanhamento.
Resultados
Mais de 188 mil impactos da campanha
14.961 profissionais foram alcançados nos meios digitais
Público de 28 estados brasileiros acessaram o site
Ao longo do concurso as visualizações ao site obtiveram um volume constante, destacando o acesso para as bases do concurso, acesso ao cronograma e detalhes do edital. Durante o período de divulgação as inscrições ficaram acima dos kpis planejados, mas sem grandes picos.
Preparamos então uma divulgação para os últimos 15 dias, com base em remarketing e uma frequência mais alta, com as artes destacando o prazo final de inscrições, assim utilizando a sensação de urgência para garantir a participação dos escritórios interessados. Mais da metade do total das inscrições foram realizadas na última semana, levando o concurso a angariar 5,8x mais inscritos do que o concurso anterior.
Vantagens
Além do resultado direto, que foi o incremento de inscritos no concurso, o IAB/RS pode visualizar as origens de todas as ações desenvolvidas, seja a divulgação via releases, eventos realizados ou acessos oriundos da divulgação dos agentes do concurso.
O processo de uso de ferramentas de web analytics e acompanhamento via dashboard personalizado também ajuda a entender o comportamento do público-alvo, seja as informações mais acessadas dentro do site, o volume médio de acessos por usuário, como os momentos em que há picos de visualizações dos conteúdos, avaliando horários, datas e regiões de onde os acessos são oriundos.
O aprendizado tanto do ponto de vista de mídia, quanto do ponto de vista geral do concurso pode ser aplicado nas ações posteriores da entidade, assim aprimorando as divulgações a cada novo concurso de projeto publicado.
Comments