top of page

Como a Feminismos Del Sur passou a centralizar os conteúdos de áudio em seu site



Feminismos del Sur é um podcast feminista que visa ecoar vozes decoloniais com perspectiva de gênero. Isso significa que priorizamos as pautas e necessidades da população em situação de vulnerabilidade social e situação de violência, como mulheres, meninas, população indígena e negra. 


O objetivo do podcast é desmistificar as normas e papéis de gênero na sociedade, para promover a educação de gênero, trazendo as desigualdades sociais para debate. 


Por trabalhar com conteúdo focado no público que reside no Sul Global, o podcast conta com episódios lançados em Português, Espanhol, Inglês e Francês.



Desafio


No início de 2023, Ester Pinheiro, fundadora do podcast, nos procurou para desenvolver o site do seu projeto com o objetivo de tornar os episódios ainda mais conhecidos pelo público e ter também conteúdos em texto para difusão em diversos idiomas. 


Aqui o grande desafio é trabalhar um site com 4 idiomas diferentes e também contemplar a atualização dos novos episódios da forma mais automatizada possível, para liberar a equipe do podcast para fazer o que é mais relevante, conteúdo de qualidade, informativo e levar vozes do Sul Global ainda mais longe. 



Execução


Muito mais do que centralizar as informações sobre o podcast, entendemos que o projeto deveria facilitar o dia a dia da equipe e ajudar a cumprir o objetivo do projeto que é levar as vozes decoloniais ainda mais longe. 


Ao identificar as necessidades do Feminismos Del Sur, logo implementamos no projeto a possibilidade de utilização de plugins específicos para transformar cada novo episódio em uma página do site de forma automatizada, seguindo as boas práticas de SEO e assim, obtendo relevância na corrida pelos termos relacionados aos temas debatidos nos episódios. 


Mais do que só acesso por conta da encontrabilidade do site, o projeto também precisava trabalhar 4 idiomas diferentes, para atender às principais regiões do Sul Global e seu público. Para este processo também foram utilizadas tecnologias adaptáveis ao processo e que seguem boas práticas para indexar os conteúdos de acordo com as normas do SEO internacional, além da aplicação de técnicas já utilizadas para que a indexação ocorra de forma saudável e facilitada. 


O projeto foi desenvolvido com base tecnológica no-code, onde plataformas contemplam funcionalidades que eliminam a necessidade de desenvolvimento por meio de códigos, encurtando o caminho para a publicação do projeto, otimizando também custos e manutenção pós publicação. 



Resultados


  • Impacto na busca orgânica de mais de 10 países

  • Criação automatizada de páginas com novos episódios do podcast

  • Tradução das descrições dos episódios para demais idiomas no site


Com esse processo, a equipe da Feminismos Del Sur pode chegar com seu conteúdo a ainda mais pessoas, focando no que mais importa, que é a produção do seu conteúdo especializado, sem se preocupar com atualizações do site referente aos episódios novos. 



Vantagens


Ao centralizar o conteúdo de seus episódios no site da Feminismos Del Sur, o podcast consegue manter presença nos buscadores de forma centralizada e relevante, ajudando os ouvintes de outros idiomas a acessarem informações sobre cada tema, mesmo sobre episódios em outras línguas. 


Com o processo de SEO internacional desenvolvido para o projeto, o site já pode contar com presença em mais de 10 países diferentes dentre seus idiomas estabelecidos.


24 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page